logo

PRODUTOS ILÍCITOS

Operação da Polícia Federal mira contrabando de cigarros eletrônicos em Mirassol d'Oeste

Ao todo, seis operações simultâneas estão sendo realizadas em Mato Grosso.


Por Redação

img

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quarta-feira (22/10), seis operações simultâneas com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando e distribuição de cigarros eletrônicos e outras mercadorias de origem ilícita em diversas regiões do estado de Mato Grosso.

 

As ações contaram com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso (15ª e 16ª CIPM, ALI 17º BPM e 7º CR) e resultaram no cumprimento de 33 mandados judiciais, sendo:

• 28 mandados de busca e apreensão;
• 5 mandados de prisão preventiva;
• bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados.

 

As medidas foram cumpridas nos municípios de Mirassol d’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, além do estado de São Paulo/SP, com foco nos núcleos logísticos e financeiros do esquema criminoso.

As investigações apontam para uma rede estruturada de importação, transporte e distribuição de cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foram identificados indícios de descaminho de eletrônicos e outras mercadorias, além de pagamentos com criptomoedas para ocultação patrimonial e repasse de valores a facção criminosa, em troca de autorização para comercializar os produtos ilícitos.

 

O conjunto das operações recebeu nomes distintos, representando diferentes núcleos de atuação e logística da modalidade criminosa em Mato Grosso e São Paulo.

 

Durante as diligências, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, produtos contrabandeados e outros materiais relevantes para a continuidade das investigações.

 

As ações fazem parte de um esforço conjunto da Polícia Federal e da Receita Federal no enfrentamento ao contrabando, descaminho e crimes correlatos, com foco especial no comércio irregular de cigarros eletrônicos, que representa risco à saúde pública e relevante impacto econômico para o país.

 

>>> Menina de 16 anos é achada morta, boiando em área usada por facções criminosas em MT


AÇÃO DA OI

Mauro chama Taques de mentiroso e diz que ação tem motivação eleitoral

Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.


SERVIÇOS PÚBLICOS

Posto de Identificação de Indiavaí passa a atender em novo endereço

O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.


OPERAÇÃO EXTORTOR

Casal incendeia portão, faz ameaças e exige R$ 25 mil de moradora em Lambari d’Oeste

Polícia cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra os suspeitos pelo crime de extorsão.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.